Saborosos e estimulantes, os benefícios do café e do chocolate para a saúde são inúmeros e ganham cada vez mais adeptos.
Quatro xícaras de café (120 mL, ao todo) e 30 g de cacau (matéria-prima do chocolate) por dia é o consumo indicado pelos especialistas para quem deseja ter mais energia, ficar mais desperto e melhorar a concentração.
Um grupo de pesquisadores da Universidade de Clarkson, nos Estados Unidos, examinou os efeitos do consumo de café e chocolate sobre a atenção e a motivação na hora de realizar tarefas que exigiam esforço mental.
Eles também avaliaram os níveis de ansiedade, energia e cansaço dos indivíduos e perceberam que, quando consumidos juntos, o café e o chocolate potencializam seus benefícios no organismo.
Assim como a cafeína pode causar ansiedade, o cacau reduz esse efeito quando ingerido junto.
Neste artigo, nós vamos falar sobre o que é o café, o chocolate, quais são as suas propriedades, quais os benefícios do café e do chocolate para o organismo e se eles possuem contraindicações.
O café é uma bebida produzida a partir dos grãos torrados da árvore do cafeeiro.
É servido tradicionalmente quente, mas também pode ser consumido gelado.
O café é um estimulante natural por possuir cafeína, proporcionando mais energia e capacidade de concentração para o ser humano.
É por essa razão que uma xícara de café pela manhã ajuda no processo de despertar e à noite pode trazer dificuldades para dormir e até insônia, se consumida em excesso.
É uma bebida rica em ácido clorogênico, ácido cafeico e kahweol, que são compostos bioativos com propriedades antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres, prevenindo envelhecimento precoce, câncer, depressão e diabetes.
O chocolate é um alimento feito com base na amêndoa fermentada e torrada do cacau, fruto do cacaueiro, planta típica de clima tropical.
Altamente energético, o cacau é um antioxidante e estimulante cerebral, bastante benéfico também para o sistema circulatório.
Atualmente, é encontrado em diferentes formas que vão desde o sólido, como o chocolate em pó, as barras, os ovos e os bombons, e líquido, como o achocolatado ou chocolate quente.
O Brasil é o maior produtor de chocolate da América Latina e um dos maiores do mundo ao lado da Costa do Marfim, Gana e Equador.
Chocolate ao leite: é o tipo mais comum e contém cacau, leite e açúcar.
Chocolate branco: não tem cacau e tem maior quantidade de açúcar e gordura.
Chocolate meio amargo: contém de 40 a 55% de cacau e pouca quantidade de manteiga de cacau e açúcar.
Chocolate amargo: é o que possui maior quantidade de cacau, entre 60 a 85%, e menor quantidade de açúcar e gordura.
Chocolate Ruby ou rosa: contém 47,3 % de cacau, leite e açúcar. Com sabor característico de frutas vermelhas, possui cor rosa, pois é feito a partir do grão de cacau Ruby. Não possui aromatizantes nem corantes.
Arábica: variedade mais produzida e consumida do mundo, possui sabor puro e suave, naturalmente mais adocicado e um pouco ácido. Além disso, é rico em benefícios para a saúde, já que, por receber uma torra leve, os grãos arábicos preservam com mais intensidade os antioxidantes da planta.
Robusta: aspecto rústico e de sabor acentuado, com grande resistência às doenças e tempo de maturação maior que a Arábica.
Conilon: apresenta um amargor bastante presente e marcante, decorrente de grande quantidade de cafeína (cerca de 2,2%) e de baixa presença de açúcar (de 3% a 7%).
Bourbon: possui aroma intenso e sabor levemente adocicado.
Catuaí: produzido em praticamente todas as regiões do Brasil é caracterizado por seu sabor naturalmente adocicado.
Caturra: criado de uma mutação da variedade Bourbon entrega uma bebida de excelente qualidade.
Acaiá: mutação natural do Mundo Novo, sendo considerado, 100% Arábica e um café raro.
O café e o chocolate são poderosos estimulantes do cérebro e potencializam a capacidade de foco e atenção nas pessoas.
Ambos contêm polifenóis, uma substância antioxidante e anti-inflamatória, que retarda o envelhecimento das células e combate os radicais livres.
O consumo da bebida e do alimento também está associado à prevenção de doenças cardiovasculares.
Sim, quando consumidos em quantidades moderadas trazem inúmeros benefícios à saúde, pela presença de flavonoides, poderosos antioxidantes e outras substâncias que atuam no estímulo mental e ajudam na prevenção de problemas de saúde, como doenças cardiovasculares e depressão, por exemplo.
A quantidade recomendada para o consumo de café é de até quatro xícaras (120ml no total) e 30 gramas de chocolate por dia.
A bebida e o alimento podem ser consumidos juntos ou separados. Contudo, quando são ingeridos na mesma refeição eles atuam em conjunto potencializando os benefícios presentes nas propriedades naturais de cada um.
Os melhores chocolates para a saúde são aqueles mais puros como o chocolate amargo, meio amargo ou com teor de cacau superior a 70%.
Isso porque a quantidade de açúcar presente neles é muito baixa, reduzindo as chances de aumento de peso e realçando em maior quantidade as propriedades naturais do alimento.
Em relação ao café, os melhores são do tipo Arábica, devido ao aroma e doçura intensos com muitas variações de acidez, corpo e sabor.
Os cafés especiais e gourmet são 100% Arábica. O Arábica tem 50% menos cafeína que o Robusta.
Sim, o café quando consumido em excesso pode gerar ansiedade, taquicardia e até tremor das mãos pela concentração de cafeína nas suas propriedades.
Além disso, pode causar insônia por seu efeito estimulante.
O chocolate em exagero pode levar ao aumento de peso e gerar um desejo por alimentos doces pela concentração de açúcar e gordura em sua composição.
Agora que você já sabe os inúmeros benefícios do café e chocolate para a saúde, que tal saber também sobre Chá x Saúde: quais são os diferentes tipos, 5 cuidados com o preparo, 6 benefícios e 10 chás e suas indicações para a saúde.