Autoestima é a avaliação que um indivíduo faz de si mesmo como sendo positiva ou negativa em algum grau.
Ela envolve tanto crenças pessoais, como eu sou ou não sou competente, quanto emoções, como orgulho e vergonha, felicidade e tristeza.
A autoestima é o que norteia o indivíduo em que como ele se apresenta e se comporta diante da vida e é bastante significativa em momentos de desafios e na tomada de decisões.
Uma pessoa com uma boa autoestima é mais autoconfiante e segura para conduzir seu dia a dia.
Da mesma forma, indivíduos com baixa autoestima têm mais dificuldade em superar problemas, são mais inseguros e menos assertivos nas decisões a respeito de si mesmos e da própria vida.
Neste artigo, nós vamos falar sobre o que é autoestima, qual é a importância da autoestima, para que serve, o que é autoestima na infância e quais os seus benefícios.
O que é autoestima?
Autoestima é o julgamento que você faz a seu respeito, um processo mental que tem impacto em qualquer âmbito da sua vida.
Essa valoração pessoal envolve crenças como a avaliação de sua própria aparência, capacidade, emoções e comportamentos.
Ela é a consciência de uma pessoa a respeito de si mesma (sentimento de si) e a expressão dessas ideias externamente no mundo e na sua vida.
Qual a importância da autoestima?
A autoestima ou valor dado a cada pessoa por si mesma é fundamental para o bem-estar mental e físico, já que a aceitação de si mesmo se reflete em cada aspecto da vida.
Quando você se avalia de forma positiva existe autorrespeito, autoconfiança e uma satisfação em ser quem é.
A percepção de nós mesmos a partir de nossos modos de agir e pensar é o que gera sentimentos de inferioridade ou superioridade, autocrítica, autocensura, narcisismo ou egoísmo.
Todas essas características influenciam diretamente em nossas experiências, comportamento e na nossa qualidade de vida.
Para que serve a autoestima?
A autoestima serve para atribuir valor a si mesmo e fortalecer suas atitudes e posturas diante da vida.
O indivíduo com alta autoestima é mais seguro de si, tem autoconfiança, consegue lidar melhor com os problemas, é mais resiliente e tem maior controle das emoções.
Uma pessoa com alta autoestima consegue estabelecer objetivos e ter motivação para fazer o que é necessário para alcançá-los.
Ela dificilmente se abate ou se deixa influenciar pelos outros e consegue ter mais sucesso em todas as áreas da sua vida.
O que impacta a autoestima?
Autoestima está diretamente relacionada à postura e atitude do ser humano diante da vida.
As experiências obtidas desde o ventre materno e, em especial, as vividas na primeira infância têm muito impacto sobre como aquela pessoa vai desenvolver sua autoestima.
Experiências traumáticas, como abuso sexual, emocional ou psicológico, doenças graves, morte de pessoas próximas, agressões físicas e maus tratos, convivência com adultos instáveis emocionalmente ou com vícios, todo e qualquer tipo de sofrimento e estressse, podem impactar negativamente em como a criança processa o valor a si mesmo.
Assim, um indivíduo que cresce em um ambiente acolhedor, com um sistema de valores e de moral bem definidos têm mais chance de construir uma base sólida para uma alta autoestima.
Qualquer um pode desenvolver sua autoestima, em qualquer momento na vida, mas o ambiente, a família, as pessoas mais próximas e sua relação com elas, assim como as experiências de vida influenciam bastante em como cada pessoa irá conduzir o seu processo de autovalorização.
Qual a importância da autoestima na infância?
A construção de uma boa autoestima na infância contribui bastante para o desenvolvimento cognitivo da criança e em como ela vai lidar com os desafios das outras fases da vida como adolescência, fase adulta e terceira idade.
Uma criança que vive em um ambiente familiar amoroso e acolhedor, cujos pais ou cuidadores fortalecem sua autoestima com incentivo, apoio, atenção e carinho têm mais chance de ser um adulto bem-sucedido.
Da mesma forma, consegue passar pela fase escolar com mais tranquilidade e segurança.
Ainda mais relevante esse suporte na infância torna o indivíduo mais fortalecido, autoconfiante, seguro e menos sujeito a influências do meio durante a adolescência, sendo capaz de pensar por si mesmo, escolher suas amizades e tomar decisões de forma mais assertiva.
16 benefícios da alta autoestima na vida das pessoas
O indivíduo que se preocupa em fortalecer sua autoestima experimenta inúmeros benefícios e consequências dessa atitude. São elas:
- Maior autoconfiança;
- Maior autoaceitação;
- Capacidade de lidar com mudanças;
- Mais autocontrole e domínio da própria vida;
- Gerenciamento do estresse e das emoções;
- Redução da ansiedade;
- Melhora do sono e prevenção da insônia;
- Prevenção da depressão e de problemas relacionados à saúde mental;
- Maior capacidade para lidar com desafios;
- Maior coragem na vida e menos temor diante dos problemas;
- Maior resiliência;
- Habilidade de se relacionar com as pessoas;
- Tem mais empatia;
- Vive bem sozinho e consigo próprio;
- Maior capacidade de liderança;
- Sabe priorizar seus objetivos e a si mesmo.
5 formas de melhorar a autoestima
Em qualquer fase da vida, o ser humano tem a capacidade e o potencial para ser melhor e desenvolver a autoestima.
Não há regras, nem limites quanto a isso. E a prática também é atemporal.
Veja a seguir algumas práticas que podem te ajudar a fortalecer sua autoestima:
-
Melhore o seu físico
Pratique atividades físicas, evite o sedentarismo e realize melhorias no seu físico. Sentir-se bem e bonito para si mesmo, aumenta a sua confiança e segurança diante da vida.
-
Cuide da sua saúde mental
Cuidar da saúde mental tem a ver manter uma mente ativa, ter objetivos na vida, buscar satisfação em viver e alimentar-se com bons pensamentos.
Ter o hábito da leitura, praticar yoga, meditação (link) ou Mindfulness (atenção plena) são técnicas que contribuem para o aumento da autoestima e autoconfiança diante da vida, mantendo um cérebro saudável.
-
Mantenha uma alimentação saudável
À primeira vista, manter uma alimentação saudável pode não parecer ter relação direta com a autoestima, mas tem. Cuidar da saúde do seu corpo reflete como você se vê e se trata.
Uma alimentação balanceada contribui para aumentar os níveis dos hormônios da felicidade (serotonina, dopamina, endorfina e oxitocina) no seu organismo e envia mensagens de prazer, satisfação e alegria para o cérebro, deixando o indivíduo mais animado, feliz e autoconfiante.
-
Evite sentimentos de culpa, de incompetência ou de falta de autossuficiência
Sentir remorso ou culpa por erros cometidos, por não dar conta de tudo o que gostaria, ou por não ser tão eficiente quanto o meio exige não contribui para a superação emocional de uma experiência de vida.
-
Evite comparações com os outros
Com o advento da internet e das redes sociais, o nível de exigência que as pessoas passaram a se impor em relação a padrão de beleza e de status aumentou significativamente.
Os filtros das redes sociais e retoques em vídeos e fotos, e a ostentação de uma vida milionária das celebridades tornaram ainda mais angustiante a busca pelo corpo, casa, companheiro(a), bens materiais e trabalho perfeitos.
Aceitar a sua realidade e fazer o melhor que você pode diariamente para tornar sua vida mais interessante e mais compatível com o que você deseja é a melhor forma de aumentar sua autoestima e evitar preocupar-se de que forma os outros vivem.
Agora que você já sabe como a importância da boa autoestima para as pessoas conheça também as técnicas que podem ajudá-lo a aumentar sua autoconfiança e melhorar sua vida com o Mindfulness.