O estresse é uma reação natural do organismo que ocorre quando vivenciamos situações de muita pressão, perigo, ameaça ou preocupação extrema.
O estado de alerta gerado pelo estresse provoca alterações físicas e emocionais, como aceleração dos batimentos cardíacos, rubor nas faces, calor, suor, tremor, tontura, enxaqueca e outros sintomas.
O surgimento da internet e, posteriormente, dos celulares, tablets e redes sociais, trouxeram um ritmo de vida acelerado que o nosso corpo passou a responder com estresse.
Nesse sentido, o estresse também se caracteriza como uma atitude biológica necessária para a adaptação às situações novas.
Segundo a OMS, Organização Mundial da Saúde, o Brasil é o país com maior taxa de pessoas com ansiedade, além de ocupar o quinto lugar no ranking de pessoas com depressão.
As duas doenças estão também relacionadas ao estresse, sendo muito comum que as pessoas apresentem sintomas característicos de dois ou mais desses quadros.
Neste artigo, você vai saber o que é estresse, quais as causas do estresse, quais são os principais sintomas do estresse, como prevenir e tratar a doença, quais são os impactos do estresse no trabalho e se o plano de saúde cobre tratamento para o estresse.
O que é estresse?
Estresse é a resposta do organismo a determinados estímulos que representam circunstâncias súbitas ou ameaçadoras, que causam impacto mental, emocional e físico no indivíduo.
Para se adaptar à situação, o corpo desencadeia reações que ativam a produção de hormônios, entre eles a adrenalina. Isso deixa o indivíduo em estado de alerta e em condições de reagir.
Contudo, como, em geral, o perigo não é real, mas apenas uma projeção de um cenário que gera insegurança, preocupação excessiva ou medo exacerbado, o estresse acaba apenas trazendo prejuízos à saúde e não servindo de estímulo para a resolução do problema em si.
A carga de adrenalina quando prolongada por dias ou meses também tende a aumentar a produção de cortisol, conhecido como o hormônio do estresse.
O cortisol é uma substância produzida pelas glândulas suprarrenais, que estão localizadas acima dos rins, tendo como função ajudar o organismo a controlar o estresse, reduzir inflamações, contribuir para o funcionamento do sistema imune e manter os níveis de açúcar no sangue constantes, assim como a pressão arterial.
O que causa o estresse?
O estresse pode manifestar-se por uma variedade de razões e a intensidade dele varia de pessoa para pessoa.
Quanto maior o controle emocional do indivíduo, maior a sua capacidade de adaptação a mudanças e de gerenciamento do estresse.
As causas podem ser provenientes de diversas áreas da vida:
- Preocupações financeiras
- Pressão no trabalho, prazos, muitas horas trabalhando ou volume de tarefas
- Doença em si próprio ou em pessoas próximas
- Morte de pessoas próximas
- Desemprego
- Divórcio
- Problemas familiares
- Traumas em geral (acidentes, roubos, sequestro, estupro, violência física ou emocional) que geram estresse pós-traumático
18 sintomas do estresse
O estresse pode apresentar um conjunto de sintomas. Dentre eles podemos citar:
- Ansiedade
- Depressão
- Insatisfação generalizada com a própria vida ou alguma área específica
- Irritabilidade
- Tristeza
- Choro compulsivo
- Falta de paciência
- Apatia
- Desordens do sono, dificuldades para dormir, sono agitado e dificuldade para despertar
- Batimentos cardíacos acelerados
- Dor de cabeça
- Fadiga ou cansaço
- Falta de energia para executar as tarefas do dia a dia
- Tensão no pescoço, ombros, costas ou outras partes do corpo
- Dificuldade de concentração
- Dificuldade para aprender coisas novas
- Problemas gastrointestinais (diarreia, intestino preso, dor de estômago)
- Falta de libido
Como tratar o estresse?
O tratamento do estresse envolve desde hábitos que você pode incorporar na sua vida, quanto procurar ajuda profissional.
A psicoterapia é bastante indicada quando a pessoa não está conseguindo eliminar os sintomas e retomar o controle emocional.
Da mesma forma, atividades como yoga, meditação, cursos para desenvolvimento pessoal também podem contribuir para a melhora do quadro.
A atividade física em si, independente da modalidade, é sempre uma alternativa eficaz para a saúde mental e emocional, pois ela libera endorfina e outros hormônios que contribuem para a sensação de bem-estar e felicidade.
Uma alimentação balanceada também ajuda a regular o organismo, assim como tomar bastante água, fazer uso de chás e produtos fitoterápicos.
Se esses recursos não forem suficientes, o indivíduo também pode procurar um psiquiatra e fazer uso de medicamentos de forma associada à psicoterapia e outras práticas para controlar o estresse.
10 atitudes para prevenir o estresse
- Procure se desenvolver e adquirir maior conhecimento a respeito de si mesmo;
- Fortaleça sua autoestima e autoconfiança;
- Pratique atividades físicas;
- Evite o consumo de álcool em excesso, pois ele favorece os quadros de ansiedade;
- Mantenha uma alimentação saudável;
- Durma o suficiente para descansar seu corpo e mente;
- Procure manter o convívio social com as pessoas de quem você gosta;
- Pratique atividades de lazer que lhe tragam alegria e satisfação;
- Mantenha o seu ambiente de casa e do trabalho limpo e organizado para que você se sinta feliz e confortável quando estiver neles;
- Mantenha uma rotina organizada.
Quais os impactos do estresse no trabalho?
O ritmo de vida acelerado e o desenvolvimento econômico tornaram os mercados extremamente competitivos.
Assim, para crescer e se destacar em uma empresa, em geral, os colaboradores acabam trabalhando sob muita pressão. Com isso, o estresse aumenta.
Um colaborador estressado é menos produtivo, apresenta queda no seu rendimento, comete mais erros por falta de atenção e pode executar as tarefas com má vontade.
O estresse também afeta as relações com as pessoas no trabalho, dificultando o trabalho em equipe e podendo prejudicar a qualidade da entrega e os resultados.
Mantêm-se na sua função e conseguem evoluir na carreira, aqueles colaboradores que têm mais autoconfiança, desenvolveram habilidades interpessoais e possuem maior capacidade de controle emocional.
Por essa razão, buscar o autoconhecimento e o desenvolvimento pessoal é fundamental para aprender a lidar com o estresse.
Da mesma forma, uma empresa que está constantemente avaliando e melhorando seus processos e enxerga os profissionais como ativos também consegue ser mais competitiva, reter talentos e obter o comprometimento da equipe.
Plano de saúde cobre tratamento para estresse?
Sim, a Lei 9.656/98, que regulamenta os planos de saúde, estabelece que deve haver a cobertura do tratamento de todas as doenças listadas na Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID), da OMS (Organização Mundial de Saúde).
Assim, todos os planos de saúde devem oferecer tratamento com psicoterapia, uma forma de tratar o estresse.
Cuidar da mente ajuda a prevenir diversas doenças, saiba mais sobre isso neste conteúdo exclusivo que preparamos para você: Como cuidar da saúde mental: aprenda 6 dicas, como ela funciona, qual a cobertura do plano de saúde e explicações científicas.