O check-up médico consiste na realização de uma série de exames clínicos, laboratoriais e de imagem, que tem como objetivo avaliar a saúde do paciente como um todo.
A finalidade principal do check-up é diagnosticar doenças ou condições preexistentes de forma precoce e preventiva.
Os exames que fazem parte do seu check-up dependem da idade, histórico de saúde, gênero, predisposições genéticas e estilo de vida.
Neste artigo, nós vamos falar sobre o que é o check-up médico, qual a sua importância, por que realizar, com que frequência e se o plano de saúde cobre check-up médico.
O que é Check-up médico?
O termo “check-up” significa checar ou conferir.
Assim, quando se fala em check-up médico estamos nos referindo a avaliação médica de rotina com o objetivo de checar e avaliar as condições de saúde do paciente de uma forma abrangente.
Para que serve o Check-up médico?
Com a vida agitada, muitas pessoas só vão ao médico quando apresentam algum sintoma.
Contudo, em qualquer idade, é recomendável que o indivíduo faça consultas de rotina para avaliar clinicamente como está a sua saúde.
Nesta consulta, o médico examina o paciente e solicita exames para completar a avaliação ou fazer um diagnóstico.
O check-up ajuda a prevenir uma série de doenças, das mais simples às mais graves, pois até quadros aparentemente sem risco podem evoluir para problemas crônicos e muito prejudiciais à vida do paciente.
Com qual frequência deve ser feito o Check-up médico?
O check-up médico deve ser feito sempre que houver necessidade, quando o paciente apresentar sintomas, doenças preexistentes, ou pelo menos, uma vez ao ano, ou a cada dois anos.
O ideal é que não ultrapasse três anos, pois as transformações no organismo podem ser mais significativas num longo período.
Quanto mais idade tiver o paciente, mais importante é sua frequência anual ou bienal no consultório médico, como forma preventiva.
O objetivo é avaliar a saúde do paciente e identificar doenças preexistentes de forma precoce, a fim de viabilizar o tratamento o quanto antes.
Quais são os principais exames do Check-up médico?
O check-up inclui uma série de exames laboratoriais e, em alguns casos, de imagem, a fim de avaliar as condições de saúde do paciente.
Os exames dependem da idade, gênero, histórico de saúde e familiar de cada indivíduo. Conheça os principais:
HEMOGRAMA
Avalia características das células do sangue, como os glóbulos vermelhos (que transportam oxigênio), glóbulos brancos (que combatem infecção) e plaquetas (que ajudam na coagulação do sangue).
GLICEMIA EM JEJUM
Mede o nível de glicose (açúcar) na circulação sanguínea, podendo identificar casos de diabetes e pré-diabetes, além de ser importante para o controle das pessoas que já possuem esses diagnósticos.
COLESTEROL E TRIGLICERÍDEOS
Avalia os níveis de gorduras no sangue que podem ocasionar entupimento dos vasos sanguíneos, causando infarto e Acidente Vascular Cerebral (AVC).
UREIA E CREATINA
Avalia o funcionamento dos rins e identifica alterações de forma precoce, mesmo se assintomático.
TGO (AST) E TGP (ALT)
Avalia as enzimas TGO e TGP relacionadas ao funcionamento do fígado, que ajudam a identificar doenças como alterações na tireoide, pancreatite, doença celíaca e infarto.
TSH E T4 LIVRE
Avalia o funcionamento da glândula tireóide, podendo identificar alterações como hipotireoidismo e hipertireoidismo.
ÁCIDO ÚRICO
Os cristais de ácido úrico se acumulam nas articulações e nos rins causando gota, cálculos renais e insuficiência renal.
A elevação das dosagens de ácido úrico são frequentemente associadas à hipertensão arterial e problemas cardiovasculares.
EXAMES DE URINA
Servem para analisar as células, bactérias e cristais que possam estar presentes na urina e causar doenças.
ELETROCARDIOGRAMA
Mede a atividade elétrica do coração e diagnostica problemas cardíacos.
TESTE ERGOMÉTRICO
Avalia o funcionamento do sistema cardiovascular do indivíduo, mediante esforço físico em uma simulação de corrida em esteira, ou pedalada em bicicleta.
ECOCARDIOGRAMA
Ultrassom do coração que avalia o fluxo sanguíneo dentro das câmaras cardíacas.
A quantidade de exames a serem solicitados depende da avaliação clínica do paciente feita pelo médico.
Da mesma forma, há exames específicos solicitados para mulheres (como preventivo do câncer de colo uterino, mamografia e ultrassom transvaginal) e outros para homens (como toque retal para prevenção de câncer de próstata e dosagem de PSA, antígeno prostático específico).
Quais são as medidas preventivas que contribuem para a saúde?
Como em grande parte das doenças é possível cuidar da saúde e promover a longevidade com hábitos e estilos de vida saudáveis, como ter uma alimentação equilibrada, praticar atividades físicas regularmente, evitar a ingestão de álcool e tabagismo e cuidar da saúde mental.
Plano de saúde cobre check-up médico?
Sim, todos os planos de saúde devem cobrir as consultas, terapias e os principais exames relacionados à saúde dos indivíduos, de acordo com as doenças relacionadas pela OMS (Organização Mundial de Saúde).
Para saber o que os planos de saúde devem cobrir você pode consultar o rol de procedimentos e eventos ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), válido para os usuários de planos contratados a partir de 1 de janeiro de 1999 ou adaptados à Lei 9656/98.
Agora que você já sabe a importância de fazer o check-up médico como forma de prevenir doenças, veja também Exames de rotina homem: conheça os principais exames para fazer.