Pesquisar
Close this search box.

Fimose e a cirurgia de circuncisão: plano de saúde cobre e outras 7 dúvidas respondidas

tim-graf-k6h5_UZ32zo-unsplash

Cirurgia de circuncisão é realizada para corrigir a fimose em pessoas do sexo masculino. 

Quando surge a indicação para realização do procedimento, vem a dúvida: plano de saúde cobre cirurgia de circuncisão?

O termo circuncisão normalmente remete a ritos de algumas religiões, como a judaica, mas na prática cirúrgica ele se refere à postectomia, que é a retirada do excesso de pele que cobre a cabeça do pênis (glande). 

A Sociedade Brasileira de Urologia estima que 97% dos meninos nascem com fimose no Brasil. Ao atingirem os três anos, a prevalência cai para cerca de 10%, podendo atingir 3% na adolescência. 

Isso acontece porque a pele do prepúcio tende a descolar da glande conforme a criança vai crescendo. 

Em alguns casos, porém, ocorre um estreitamento da pele, que impede a exposição da glande, caracterizando a fimose. 

Neste artigo, vamos esclarecer mais sobre este procedimento e detalhar sua cobertura pelos planos de saúde. 

Quando a cirurgia de circuncisão é indicada?

A primeira medida de correção é sempre não cirúrgica. Existe a possibilidade de tentar resolver o problema com pomadas a base de corticóide e manipulação da pele. Quando essas medidas não funcionam, recorre-se à postectomia. 

A cirurgia costuma ser indicada quando a fimose apresenta complicações como infecções recorrentes, dores, dificuldade para urinar e fazer a higiene do local e, na idade adulta, lesões durante a relação sexual

Ela geralmente é feita após os 2 anos de idade, quando não há possibilidade de expor a glande mesmo após o tratamento com pomadas, porém também pode ser realizada mais tarde, desde que descartados riscos à saúde por um urologista.

Como é feita a cirurgia de circuncisão?

A circuncisão geralmente é feita no hospital sob anestesia local associada à sedação quando necessário (como no caso de crianças, por exemplo) e leva de 15 a 30 minutos.

 

O urologista faz uma incisão no prepúcio e na mucosa, remove o excesso de pele e, em seguida, reconstrói a região do freio peniano. 

 

A recuperação leva de 7 a 10 dias e não costuma haver complicações se todas as recomendações médicas para o período forem seguidas corretamente.

 

Quais os benefícios da cirurgia de circuncisão?

 

Quando recomendado pelo médico, o procedimento traz os seguintes benefícios:

 

  • Diminui o risco de infecções no pênis;
  • Diminui o risco de infecções urinárias;
  • Facilita a higiene do pênis;
  • Diminui o risco de passar e pegar ISTs;
  • Diminui o risco de câncer do pênis.

Importante destacar que, anualmente, são realizadas cerca de mil amputações de pênis em decorrência de tumores, de acordo com dados do Data/SUS. 

 

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) indica que o câncer de pênis representa 2% de todos os tipos de câncer que atingem os homens no Brasil.

 

Plano de saúde cobre a cirurgia de circuncisão?

 

Sim. A cirurgia de circuncisão faz parte do Rol de Procedimentos da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) e, por essa razão, todos os exames e tratamentos necessários devem ser cobertos pelos planos de saúde.

O rol é válido para todos os planos de saúde, individuais ou coletivos, que foram contratados após 01 de janeiro de 1999 ou adaptados à Lei nº 9.656/98.

Como em todo procedimento cirúrgico, a circuncisão deve ser avaliada por um cirurgião, que irá especificar em laudo médico qual é o problema do paciente e sua indicação para o procedimento.

Com o relatório médico em mãos, é preciso solicitar a autorização do procedimento para a operadora do seu convênio médico e, na sequência, agendar a data da cirurgia. 

Quais os tipos de plano que cobrem a postectomia?

 

A cobertura deve acontecer independente da segmentação do plano

De acordo com a ANS, a cirurgia de circuncisão está no rol de procedimentos obrigatórios tanto nos planos com cobertura ambulatorial como nos planos com cobertura hospitalar com ou sem obstetrícia, incluindo os planos do tipo referência.

Para a realização do procedimento, porém, é preciso verificar se o seu convênio médico possui carência, que para a postectomia pode ser de até 180 dias. 

E se o plano de saúde negar a cirurgia de circuncisão?

 

Embora a cirurgia esteja no rol ANS, pode acontecer de o plano se negar a custear o procedimento. 

Nesse caso, a operadora é obrigada a enviar a negativa do procedimento por escrito ao usuário, que pode pode requerer o direito na Justiça e terá sucesso no processo se a negativa for considerada indevida. 

O beneficiário pode abrir ainda uma reclamação na agência reguladora e também buscar uma solução pelos meios legais como o Procon, por exemplo.

A cirurgia de circuncisão pode ser feita pelo SUS?

 

Sim, a postectomia pode ser feita gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Para isso, é preciso ter o cadastro no sistema de saúde pública, que pode ser feito sem custo pela internet no site do ConectSUS ou pelo aplicativo disponível para Android e iOS.

O paciente deve ter indicação médica para o procedimento. Portanto, após o cadastro no SUS, é necessário agendar consulta com um especialista (urologista ou pediatra) que irá indicar se a cirurgia é o melhor tratamento para o caso. 

Após a avaliação e a realização dos exames pré-operatórios, é preciso aguardar o agendamento da cirurgia pelo SUS. 

Quanto custa uma cirurgia de circuncisão se feita de forma particular?

Para se definir o valor de uma cirurgia de circuncisão é necessário saber qual a técnica utilizada e o tempo de duração da cirurgia, que dependerá da complexidade do caso.

Em geral, uma postectomia custa em torno de R$ 3 mil.

Entretanto, ela pode alcançar valores mais altos, dependendo de quanto o médico e sua equipe cobram, assim como do hospital em que será realizado o procedimento.

 

Outros procedimentos relativos à saúde masculina possuem cobertura pelos planos de saúde. 

A vasectomia é um deles. saiba mais em Vasectomia: o que é, como funciona, cobertura pelo plano de saúde e outras 9 respostas 

Compartilhe este post

Inscreva-se na nossa Newsletter

×

 

Olá!

Solicite sua cotação com nossa executiva direto pelo seu WhatsApp clicando no botão abaixo.

× Como posso te ajudar?