Atualmente, fazer cotação plano de saúde empresarial é mais fácil do que você imagina.
Se antes era necessário contatar cada operadora, solicitar as informações sobre os planos e aguardar alguns dias pela resposta, hoje você consegue fazer isso de forma rápida e prática.
A maioria das operadoras de saúde já disponibiliza em seu site um simulador ou formulário online para agilizar o retorno ao cliente.
Do mesmo modo, as corretoras de benefícios também têm investido nesses recursos para oferecer um melhor atendimento às empresas e, assim, se diferenciar no mercado.
Neste artigo, nós vamos explicar o que é cotação plano de saúde empresarial, como funciona, como fazer a cotação e escolher o melhor convênio para sua empresa.
O que é cotação plano de saúde empresarial?
Cotação plano de saúde empresarial é a solicitação feita às operadoras acerca dos preços dos convênios médicos e suas respectivas cobertura, abrangência e demais características.
Para que a operadora possa fornecer essas informações de forma assertiva, ela precisa saber alguns dados a respeito da sua empresa.
Entre eles, podemos citar a localização, porte (tamanho), quantidade de funcionários e idades, assim como dos seus dependentes.
Sem essas informações as operadoras não conseguem informar os valores precisos dos planos que podem atender o perfil da sua organização.
Isso porque os preços variam bastante conforme a quantidade de beneficiários e a localização da sua empresa, principalmente, se houver unidades espalhadas pelo Brasil.
Os preços dos planos empresariais também mudam se a modalidade é com ou sem coparticipação. Em geral, planos com coparticipação tem a mensalidade mais barata.
Como funciona a cotação plano de saúde empresarial?
A cotação plano de saúde empresarial pode ser feita de três maneiras:
- Você pode solicitar as informações sobre os planos de saúde às operadoras de sua preferência;
- Você pode pedir a uma corretora de benefícios que faça a cotação dos diversos planos existentes no mercado de acordo com o perfil da sua empresa, ou;
- Você pode fazer uma simulação online ou preencher o formulário da operadora ou corretora de saúde.
Em qualquer uma das situações você precisa fornecer alguns dados da sua empresa para obter uma cotação precisa ou mais aproximada do que deseja oferecer aos seus funcionários.
Alguns sites possuem simuladores que informam a cotação em tempo real logo após a seleção das opções disponibilizadas.
Em outros, você recebe a resposta por e-mail após o preenchimento de um formulário online.
Cotação plano de saúde empresarial: quais os melhores planos de saúde?
O melhor plano de saúde é aquele que atende plenamente a necessidade da sua empresa.
As principais operadoras do mercado, bem avaliadas pela Agência Nacional de Saúde Suplmentar (ANS), possuem diversas modalidades de planos empresariais, com ou sem coparticipação.
Confira algumas delas:
No plano com coparticipação, o funcionário arca com uma parte dos custos das consultas, exames e procedimentos. Esse valor pode ser tanto fixo, quanto um percentual do preço do procedimento. Quem define isso é a própria operadora.
No convênio sem coparticipação o benefício é pago integralmente pela empresa.
Os planos chamados de empresariais são aqueles feitos para organizações com CNPJ, com um mínimo de dois beneficiários.
Os convênios para empresas que possuem de 2 a 29 vidas são, normalmente, chamados de PME (Pequenas e Médias Empresas) e de 30 a 99 vidas são considerados PME+.
Essa nomenclatura e classificação pode variar de operadora para operadora.
Via de regra as seguradoras possuem opções diversificadas para os planos corporativos cujo total de beneficiários, entre titulares e dependentes, é superior a 99 vidas.
Nesta categoria, há diversas opções de convênio médico que variam desde o básico até o premium.
O que diferencia uma modalidade da outra é o preço da mensalidade e as características do produto.
Nas características do produto são consideradas a cobertura (o que o plano cobre além do que está previsto no rol de procedimentos ANS).
Além disso, considera-se também a abrangência (regional ou nacional) e a rede credenciada (rede própria ou outros hospitais, clínicas e laboratórios conveniados).
Planos mais completos e, geralmente, também mais caros, podem incluir uma série de eventos que não estão no rol ANS, como procedimentos estéticos, cirurgia plástica e exames de imagem complexos.
No site ANS você pode consultar todos os planos de saúde existentes no mercado.
Como fazer cotação plano de saúde empresarial?
A principal informação que você precisa fornecer para fazer uma boa cotação plano de saúde empresarial é a quantidade de beneficiários separadas por faixa etária.
Com esses dados, a seguradora consegue apresentar as opções de plano que podem atender melhor a sua empresa.
As faixas etárias consideradas para cotação do plano são:
- De 0 a 18 anos;
- 19 a 23 anos;
- 24 a 28 anos;
- 29 a 33 anos;
- 34 a 38 anos;
- 39 a 43 anos;
- 44 a 48 anos;
- 49 a 53 anos;
- 54 a 58 anos;
- Mais de 59 anos.
Para um orçamento mais específico você também pode fornecer outras informações relacionadas ao que você pretende oferecer aos seus colaboradores, como por exemplo:
- Faixa de preço desejada;
- Cidade onde você está localizado;
- Abrangência do plano (regional ou nacional);
- Preferências por hospitais, laboratórios e rede credenciada;
- Coberturas específicas que não estejam listadas no rol de procedimentos ANS;
- Preferência por produtos e/ou operadoras.
Se a cotação for feita por meio de simulador online, provavelmente, será necessário aprofundar a conversa com a seguradora para detalhar melhor as opções de plano ou negociar preço.
Isso porque, em geral, as seguradoras possuem diversas modalidades de planos corporativos.
Consultoria para cotação plano de saúde empresarial: quais as vantagens?
A principal vantagem de fazer cotação plano de saúde empresarial com uma corretora é que ela conhece os produtos das principais seguradoras do mercado.
Assim, ela pode apresentar a você as melhores opções de produtos das diversas operadoras, pensando no seu custo-benefício e em melhor atendê-lo.
Além disso, muitas corretoras oferecem serviços adicionais que podem facilitar a rotina das empresas com a gestão de benefícios.
Nesse sentido nós, da Joll, temos 25 anos de existência e um relacionamento consolidado com todas as seguradoras do mercado.
O nosso legado é cuidar de pessoas oferecendo atendimento diferenciado e profissional aos nossos clientes.
Dentre os serviços que prestamos estão:
- Consultoria Técnica
- Gestão Operacional
- Gestão de Risco e Promoção à Saúde
- Negociação Estratégica
- Gestão de Medicina Ocupacional, e
- Gestão Jurídica de Benefícios
Agora que você já sabe o que levar em consideração para cotação plano de saúde empresarial veja Melhor plano de saúde custo-benefício: saiba como avaliar.