Gestão de benefícios são as ações tomadas pelos empregadores para administrar as vantagens oferecidas pelas empresas aos funcionários, além do salário.
Para que a gestão de benefícios nas empresas engaje os profissionais, é importante que o gestor ofereça incentivos condizentes com as necessidades dos empregados e com a cultura da organização.
Neste artigo, vamos falar sobre o que é a gestão de benefícios, quais são as melhores práticas e qual a relação da gestão de benefícios com a gestão de recursos humanos.
A gestão de benefícios é a administração dos incentivos adicionais ao salário oferecidos pela organização.
Ela envolve desde a tomada de decisão até o gerenciamento operacional dos recursos.
Os benefícios corporativos, como plano de saúde, plano odontológico e até mesmo seguro de vida, têm se mostrado uma ferramenta cada vez mais eficaz para que uma empresa possa formar e manter uma equipe leal e dedicada.
Além disso, contribuem para o bem-estar e saúde dos colaboradores e, com isso, a organização ganha em produtividade.
O principal objetivo da gestão de benefícios é trazer resultados em relação à motivação pessoal da equipe para aumentar a produtividade e reter talentos.
Ela é uma forma de reconhecimento e valorização do trabalho dos colaboradores, muitas vezes, até mais relevante do que o próprio salário.
Atualmente, uma empresa que não investe em gestão de benefícios pode perder funcionários por não agregar valor a seus cargos e demonstrar interesse na manutenção da equipe.
Ter uma gestão de benefícios estruturada é essencial para fortalecer o clima organizacional da empresa.
Assim, a organização também cria condições para que os trabalhadores alcancem seus objetivos profissionais e pessoais, e se sintam motivados a permanecer em suas funções.
O investimento nessa área contribui, inclusive, para uma a construção de uma imagem sólida, respeitável e confiável para a empresa no mercado.
Oferecer um bom pacote de benefícios é importante para a empresa demonstrar que entende as necessidades de seus profissionais, reconhece e valoriza sua importância para a companhia.
Dentre os benefícios que a empresa pode incluir estão:
Atualmente, o salário não é a única preocupação dos funcionários. Ter acesso a um conjunto de incentivos possibilita um aumento significativo em sua produção, satisfação e lealdade.
Se você não sabe por onde começar, uma boa estratégia é contratar uma consultoria especializada para fazer a gestão de benefícios para sua empresa.
A vantagem da consultoria é que ela tem experiência de mercado, contato estreito com as operadoras de benefícios e pode auxiliar sua área de Recursos Humanos na gestão do dia-a-dia.
Para fazer uma boa gestão de benefícios considere as seguintes orientações:
A melhor gestão de benefícios é aquela que está de acordo com a missão, propósito, valores e objetivos do seu negócio, sem que isso represente um problema no que se refere aos seus custos operacionais.
Assim, você pode adotar algumas práticas que podem ajudá-lo a fazer uma gestão eficaz para trazer resultados satisfatórios tanto para sua organização, quanto para os seus colaboradores.
Estabelecer regras e políticas bem definidas é fundamental para o sucesso da gestão de benefícios na sua empresa.
Não basta ter um bom conjunto de incentivos sem que isso seja comunicado de forma clara e transparente para os seus funcionários.
Por isso, é importante realizar pesquisas internas e conhecer bem o seu público para entender suas demandas e identificar o que eles valorizam, antes de montar o seu pacote de benefícios.
Uma boa gestão é feita com diálogo aberto e acolhimento.
O funcionário que percebe que é ouvido e que suas necessidades são levadas em consideração trabalha melhor e mais feliz.
Além disso, a empresa ganha na retenção de talentos e na imagem para o público externo. Colaboradores satisfeitos transmitem seu entusiasmo a respeito da organização e contribuem para a reputação corporativa.
Desenvolver ferramentas de controle, seja por meio de planilhas ou sistemas de gestão é fundamental para manter o gerenciamento das informações de forma organizada e estruturada.
Acompanhar e revisar periodicamente os incentivos deve fazer parte da rotina da gestão de benefícios para uma empresa que deseja ter mais agilidade e maior controle dos seus processos.
Apesar de ser uma prática cada vez mais comum e necessária nas empresas, há alguns erros que as organizações cometem na hora de gerir seus benefícios.
É preciso entender o que não fazer para não ter prejuízos financeiros e emocionais para a organização e seus colaboradores.
Veja os 10 principais erros que devem ser evitados:
O gestor de benefícios é o profissional responsável por todo o gerenciamento da política de benefícios e das vantagens oferecidas aos funcionários, além do salário.
Em geral, ele é um profissional da área de Recursos Humanos, mas pode ter outras formações, como administração de empresas, a depender do perfil da organização e do negócio.
O gestor precisa ter uma visão ampla da empresa e conhecer bem o perfil dos funcionários, para que a gestão de benefícios seja eficaz.
Características pessoais como ser bom ouvinte, se comunicar com clareza e ter interesse genuíno pelo bem-estar das pessoas são relevantes para esse cargo.
A motivação e fidelização dos funcionários têm se tornado um dos principais pilares da gestão administrativa de uma empresa.
Afinal, de todos os recursos que uma empresa precisa dispor para ser bem-sucedida, os recursos humanos são considerados os mais importantes.
Os funcionários são responsáveis por cumprirem as metas e objetivos da empresa, elevando seus resultados. Assim como podem gerar prejuízos à organização, caso estejam desmotivados.
Uma das maneiras de aumentar a produtividade e reter talentos é por meio da gestão de benefícios.
Desta forma, ela se torna uma ferramenta importante e uma aliada na gestão dos recursos humanos da empresa.
Quando os colaboradores de uma empresa estão satisfeitos com seu trabalho e se sentem reconhecidos pela empresa, tornam-se verdadeiros parceiros do negócio.
Assim, eles fazem muito além do que as suas obrigações, preocupando-se com o desenvolvimento da empresa.
Uma empresa que se preocupa com o bem-estar dos funcionários deve estar periodicamente realizando pesquisas de clima e de satisfação para medir a motivação e o interesse da equipe no seu trabalho.
Neste sentido, avaliar o grau de satisfação com os benefícios oferecidos e identificar novas necessidades pode ser crucial para o desempenho da gestão de incentivos.
Além disso, proporcionar ambientes de trabalho mais atrativos que estimulem os colaboradores a serem mais produtivos, com flexibilização de horário e espaços de convivência, por exemplo, contribuem para o aumento do clima organizacional.
Todas as ações que ofereçam vantagens para os colaboradores, de forma adicional ao salário, podem ser incluídas na gestão de benefícios.
Agora que você já entendeu a importância da gestão de benefícios para o sucesso de uma empresa e satisfação dos funcionários veja Cotação plano de saúde empresarial: como escolher o melhor custo-benefício em 5 passos.