Promover saúde e qualidade de vida no trabalho é ação crucial para as empresas.

Isso porque a maior parte das pessoas passa boa parte de seu dia no trabalho, em jornadas de 8 ou mais horas em um mesmo local, que tem grande importância na vida pessoal e familiar

Logo, pode-se afirmar que a saúde e o bem-estar dessas pessoas são altamente influenciados pelo que acontece no ambiente ocupacional. 

Trabalhar para promover a saúde dos funcionários, portanto, é ação indispensável para qualquer empresa que almeje o sucesso, e que se preocupe de fato com seu capital humano. 

E antes de mais nada, é preciso entender que promoção de saúde é diferente de ações de prevenção, porque se concentra em melhorar o bem-estar no trabalho e a qualidade de vida, indo além de apenas prevenir doenças ou acidentes. 

Esta é uma abordagem que busca criar condições que favoreçam o bem-estar físico, mental e social dos colaboradores. Uma das principais estratégias é a implementação de programas de promoção da saúde, que visam melhorar o estilo de vida dos funcionários, beneficiando as pessoas e contribuindo para um ambiente de trabalho mais produtivo e positivo.

Qualidade de vida no ambiente de trabalho também está associada a um clima organizacional saudável, onde há boas relações interpessoais, comunicação eficiente, reconhecimento profissional e equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Corporações que investem em ações de saúde empresarial geralmente experimentam um aumento na satisfação, no engajamento e na produtividade.

Por saúde corporativa, entenda-se não apenas o cuidado com a saúde física das pessoas, mas também com a saúde mental e emocional, que é afetada pelo estresse, pelas relações, pelo sentimento de pertencimento, pela possibilidade de desenvolvimento e crescimento, entre outros. 

Empresas que adotam medidas nesse sentido não apenas cumprem com a responsabilidade social, mas também colhem os benefícios de uma equipe saudável, motivada e comprometida. 

Neste artigo, trazemos um guia completo para as empresas que buscam investir mais em promoção e qualidade de vida no ambiente de trabalho, com dicas e orientações práticas. 

O que é Promoção da Saúde e Qualidade de Vida?

Promoção de saúde e qualidade de vida no contexto empresarial refere-se a iniciativas e práticas adotadas pelas organizações para melhorar o bem-estar físico, mental e social de seus funcionários. 

Esta abordagem vai além da prevenção de doenças e inclui o estímulo a um estilo de vida saudável e a criação de um ambiente de trabalho que favoreça equilíbrio entre vida profissional e pessoal. 

Elementos chaves relacionados a isso são os programas de bem-estar, espaços ergonômicos, limpos e seguros, ambiente inclusivo, políticas e benefícios que considerem a qualidade de vida e a saúde do colaborador, avaliações de riscos e intervenções, e uma cultura organizacional alinhada com a prática. 

Ao investir nisso, as empresas colhem benefícios como redução de custos com saúde, maior produtividade e aumento da satisfação e engajamento, além de fortalecer sua reputação como empregador preocupado com o bem-estar de sua equipe. Já os funcionários ganham com uma vida mais saudável e equilibrada, o que beneficia também a família, além de se sentir mais satisfeito profissionalmente. 

Importância da Promoção da Saúde no Trabalho

Um ambiente ocupacional saudável é mais produtivo e tranquilo, com menos ausências em decorrência de questões ligadas à saúde. Quando o funcionário percebe que a empresa se preocupa com seu bem-estar, se sente mais motivado a fazê-la crescer e prosperar, uma vez que reconhece os benefícios de trabalhar em um local que contribui para que sua vida e de sua família seja melhor. 

Uma pesquisa realizada pela HealthTech HSPW (Health and Safe Place to Work), que acompanha a saúde integral de trabalhadores brasileiros em diversas empresas, identificou em 2021 que 53% dos colaboradores apresentam problemas financeiros; 33% têm obesidade; 7% têm depressão; 7% abusam do álcool e 1,4% têm ideação suicida

Dados do Ministério da Saúde indicam que o número de brasileiros obesos cresceu quase 68% nos últimos dez anos, aumentando doenças como diabetes, depressão, ansiedade e doenças cardiovasculares

A depressão custa às empresas brasileiras mais de 78 bilhões de reais anualmente, decorrentes de perda de produtividade causadas por presenteísmo e absenteísmo. 

Estes exemplos demonstram a importância de investir em cuidados com saúde física e mental. A promoção da saúde no ambiente de trabalho é um investimento estratégico para as empresas, pois gera um ciclo positivo de saúde, satisfação e produtividade e reflete uma compreensão abrangente de que o sucesso de uma organização está intrinsecamente ligado à saúde e ao bem-estar de sua equipe.

Exames Preventivos para a Saúde do Trabalhador

Existem exames médicos ocupacionais que são obrigatórios na trajetória de um trabalhador na empresa, e outros que são complementares, mas que contribuem de forma significativa para a promoção da saúde. Vejamos quais são eles:

Exames obrigatórios 

  • Exame Admissional, que avalia o estado geral de saúde do trabalhador e indica se ele está ou não apto para iniciar suas atividades na organização 
  • Exame Demissional, quando o colaborador deixa a empresa, que faz uma comparação com o admissional para ver se houve dano à saúde do profissional pelas atividades laborais realizadas 
  • Exame Periódico, para acompanhar a saúde física e mental do colaborador conforme seu tempo de empresa
  • Exame de Alteração de Função, quando o colaborador é realocado de função, área ou departamento 
  • Exame de Retorno ao Trabalho para colaboradores afastados por mais de 30 dias 

Exames complementares 

A realização destes exames, e de outros que possam ser solicitados pelo médico do trabalho, possibilita também a detecção precoce de doenças, possibilitando a realização de tratamentos menos complexos e invasivos, com melhores possibilidades de sucesso. 

Exames Preventivos para Homens

Os exames preventivos recomendados para homens variam conforme idade, histórico médico pessoal e familiar, estilo de vida e fatores de risco. Os mais comuns e frequentemente recomendados são:

  • Exame de sangue para colesterol (LDL e HDL) e triglicerídeos
  • Glicose
  • Pressão Arterial
  • Exames para detecção de câncer de próstata, como PSA e toque retal 
  • Colonoscopia
  • Eletrocardiograma 
  • Testes de esforço
  • Densitometria óssea
  • Teste de acuidade visual e pressão intraocular

É importante ressaltar que a frequência e a necessidade de exames preventivos podem variar, e as recomendações específicas devem ser discutidas com um profissional de saúde, levando em consideração as características de cada pessoa. O acompanhamento regular com um médico é fundamental para garantir a detecção precoce de problemas de saúde e a manutenção do bem-estar ao longo do tempo.

Exames Preventivos para Mulheres

A realização de exames preventivos é fundamental para a manutenção da saúde e detecção precoce de problemas que acometem as mulheres. Os principais exames que as mulheres devem fazer periodicamente são:

  1. Mamografia: exame de imagem que ajuda a detectar precocemente o câncer de mama. A frequência varia conforme a idade e o histórico de saúde.
  2. Papanicolau (Pap): utilizado para detectar precocemente alterações nas células do colo do útero, incluindo aquelas que podem levar ao câncer cervical. Comum que seja realizado a partir dos 21 anos.
  3. Colonoscopia: exame que ajuda a detectar precocemente câncer colorretal. Recomenda-se a partir dos 50 anos, mas pode ser feito antes conforme histórico médico e familiar.
  4. Exames de Sangue para Perfil Lipídico: exames para avaliar os níveis de colesterol e triglicerídeos, e o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.
  5. Densitometria Óssea: exame recomendado para detecção precoce da osteoporose, especialmente após a menopausa.

Saúde Mental no Ambiente Corporativo

Doenças mentais são uma das principais causas de afastamento do trabalho e de custos com saúde para as empresas, elevando a sinistralidade dos planos de saúde. 

Trabalhadores com problemas mentais como depressão, ansiedade, estresse, síndrome do pânico e outros costumam apresentar sintomas negativos de saúde física, sistema imunológico enfraquecido, transtornos alimentares, abuso de álcool ou cigarro, sintomas cardíacos como taquicardia, dificuldade para se concentrar e ideação suicida. 

Esses problemas não impactam apenas a produtividade da empresa, mas impedem que o trabalhador tenha uma vida saudável e com qualidade. Por isso, dar atenção à saúde mental e construir um ambiente ocupacional que favoreça um estado emocional saudável é mandatório para empresas que desejam crescer de forma sustentável e com responsabilidade. 

É importante que a gestão de RH das organizações inclua em suas estratégias treinamentos para líderes, para que saibam reconhecer os sinais de problemas mentais e possam endereçá-los de maneira correta e ágil; atuar para evitar situações de violência psicológica e assédio moral, que têm impacto direto no mental dos trabalhadores, e educar todas as equipes sobre o tema, a fim de desmistificar o assunto e estimular o autocuidado. 

Disponibilizar acesso a recursos de saúde mental como sessões de aconselhamento, linhas diretas de apoio e parcerias com profissionais de saúde mental são estratégias que têm crescido nas organizações, principalmente em função da Covid-19, e que vem apresentando excelentes resultados. Pesquisas de clima e satisfação, acompanhamento individual e feedback contínuo são outros recursos valiosos. 

Combate ao Estresse e Burnout no Trabalho

Síndrome de Burnout é o nome clínico que se dá ao esgotamento extremo das pessoas no trabalho, causado por uma elevada carga laboral, estresse e tensão emocional no ambiente corporativo. Conforme levantamento da International Stress Management Association – ISMA – no Brasil, 72% da população economicamente ativa no país está estressada e desses, 32% apresentam burnout.

O esgotamento mental de colaboradores pode ter efeitos negativos na saúde e na segurança do local de trabalho, por isso, preveni-lo deve estar permanentemente na pauta dos gestores. 

Práticas que garantem um ambiente ocupacional saudável funcionam muito bem também nesses casos, já que estão diretamente relacionados à saúde mental. 

Ações de incentivo à prática de atividade física como convênios com academias e criação de grupos de corrida, implementação de espaços para descanso e relaxamento, realização de eventos para fortalecimento das relações interpessoais, implantação de day-off e horários de trabalho flexíveis, inclusive com possibilidade de home-office, são exemplos de iniciativas eficazes. 

Campanhas e Iniciativas de Promoção da Saúde

Há diversos programas de qualidade de vida e campanhas de promoção de saúde que as empresas podem implementar para garantir o bem-estar dos colaboradores. 

As mais comuns são as voltadas para saúde física e mental, como atividades físicas, alimentação saudável, ergonomia e apoio psicológico, mas as empresas podem também investir em programas que atuem nas causas de problemas.

Um exemplo são iniciativas de educação financeira, já que problemas com dinheiro costumam afetar o psicológico de todas as pessoas. Da mesma forma, workshops para desenvolvimento de habilidades socioemocionais podem também fazer a diferença.

Confira o descrito de algumas iniciativas para promoção da saúde:

Ginástica laboral

Visa melhorar a saúde e bem-estar das equipes por meio de exercícios físicos durante o expediente. As sessões podem acontecer em diferentes momentos para prevenção de lesões, relaxamento, redução do estresse, melhoria da postura e até da qualidade do sono.

À ginástica, podem se somar atividades como aulas de ioga, meditação e palestras. Variar a oferta de atividades pode ajudar a atender diferentes necessidades das equipes e contribuir para uma cultura de bem-estar.

Alimentação saudável

Empresas que possuem restaurante no local podem priorizar cardápios equilibrados de almoço e lanches, bem como oferecer opções saudáveis nas máquinas de venda automática. Também é possível contratar nutricionistas para oferecer orientação alimentar personalizada e programas de educação nutricional.

Garantir espaços com equipamentos para que os funcionários possam preparar suas próprias refeições e oferecer vouchers de restaurantes também são uma forma de promover a alimentação saudável. Também podem ser criados clubes de culinária e grupos de corrida ou caminhada. 

Saúde mental

Programas que oferecem serviços de aconselhamento e suporte emocional, inclusive com sessões de terapia individual ou em grupo costumam ser muito valorizados pelos trabalhadores. Treinamentos em habilidades sociais e emocionais como comunicação, resolução de conflitos e gestão do tempo ajudam a desenvolver resiliência para lidar melhor com desafios e mudanças.

Alguns programas de qualidade de vida incluem a disponibilização de aplicativos e ferramentas digitais para ajudar os colaboradores a monitorar e gerenciar seu bem-estar emocional, como aplicativos de meditação e gerenciamento de tempo e estresse.

Educação financeira

Palestras, workshops e cursos para ajudar os funcionários a gerenciar melhor suas finanças pessoais têm impacto significativo na saúde financeira e emocional, e ajudam a lidar com o estresse financeiro. 

Alguns programas de educação financeira oferecem suporte para a criação de orçamentos pessoais e planejamento financeiro. Isso ajuda os colaboradores a gerenciar suas despesas pessoais e a alcançar seus objetivos financeiros, o que melhora sua qualidade de vida.

Benefícios da Promoção da Saúde no Trabalho

Um ambiente saudável gera maior criatividade e inovação e faz com que os colaboradores se sintam mais motivados, prevenindo afastamentos e queda na produtividade. Também pode trazer melhorias na comunicação entre os times, evitando conflitos e mal-entendidos que podem afetar o clima organizacional.

Investir na promoção de saúde no trabalho também gera maior satisfação dos clientes e consumidores, já que colaboradores felizes e motivados refletem em um melhor atendimento e serviços prestados pela organização. Também é um fator de atração de novos talentos e retenção de profissionais qualificados. 

Para os funcionários, uma vida equilibrada e saudável, com espaço para crescimento profissional e realização pessoal, é o principal ganho de trabalhar em uma empresa que investe na promoção de saúde. 

Gostou deste conteúdo? Aprofunde seu conhecimento no assunto em nosso artigo Estilo de Vida Saudável: Dicas para uma Vida Equilibrada

Deixe um comentário